O tempo que somos
- 09 Oct, 2026
Há um momento, que chega sem aviso, em que a gente se olha numa fotografia antiga e não se reconhece por inteiro. O rosto é o mesmo, mas não é. As preocupações daquela pessoa parecem pequenas, ou enormes, ou simplesmente estranhas. E surge uma pergunta curiosa: se eu mudei tanto, quem é esse “eu” que atravessou todos esses anos?
Falar de idade costuma ser falar de números, de corpo, de limites. Mas existe outro jeito de olhar: a idade como um lugar de onde se enxerga. Cada fase da vida mostra coisas que as outras não mostram. E talvez conhecer a si mesmo seja, em boa parte, aprender a habitar o próprio tempo.
O tempo mora dentro de nós
Agostinho de Hipona, no século IV, fez uma confissão que continua atual. Nas Confissões, escreveu que sabia o que era o tempo, desde que ninguém lhe perguntasse; mas, se tentasse explicar, já não sabia.
Depois de muito pensar, chegou a uma ideia bonita: o tempo não está lá fora, nos relógios. Ele está na alma. O passado só existe como memória; o futuro, como expectativa; o presente, como atenção. Agostinho chamava isso de distentio animi, uma espécie de estiramento da alma, que se espalha entre o que foi, o que é e o que ainda virá.
Se ele tem razão, então a idade não é só algo que acontece ao corpo. É algo que acontece à maneira como a alma se estende. Na juventude, ela se estica quase toda para a frente, feita de planos e de espera. Com os anos, a memória ganha peso, e a atenção ao presente pode, se deixarmos, ficar mais funda. Envelhecer muda a geografia interior.
A colheita de cada estação
Bem antes de Agostinho, o romano Cícero escreveu um pequeno livro chamado Catão, o Velho, ou Sobre a Velhice. Nele, rebate uma a uma as queixas comuns contra a idade avançada: que ela afasta das atividades, enfraquece o corpo, tira os prazeres e aproxima da morte.
A resposta de Cícero é simples: cada idade tem seus frutos próprios, como as estações do ano. A fraqueza da criança, o ímpeto do jovem, a seriedade do adulto e a maturidade do velho são, cada um, algo natural que deve ser colhido em seu tempo. O erro não está em envelhecer, está em querer colher na velhice o que só a juventude dá, ou exigir da juventude o que só a experiência ensina.
Há aqui uma lição de autoconhecimento discreta: sofremos muito com a idade quando nos comparamos com uma versão anterior de nós mesmos. Cícero sugere outra pergunta. Não “o que perdi?”, mas “o que só agora posso ver?”.
O estranho no espelho
Nem todos foram tão serenos. Simone de Beauvoir, no livro A Velhice, de 1970, olhou para o assunto sem consolo fácil. Ela observou algo desconcertante: a velhice é, muitas vezes, primeiro percebida pelos outros. Por dentro, continuamos nos sentindo os mesmos; é o olhar alheio que nos informa que envelhecemos. A velhice chega como uma estranheza, alguém que somos para os outros e que custamos a reconhecer como nós.
Beauvoir também denunciou o quanto a sociedade trata os velhos como se já estivessem fora da vida, sem projetos, sem desejo, sem futuro. E sua saída foi clara: continuar tendo projetos, causas, afetos que nos puxem para fora de nós mesmos. A vida só perde sentido na velhice quando deixamos de perseguir fins que valham a pena.
Esse choque entre como nos sentimos e como somos vistos é um ponto fértil de autoconhecimento. Ele obriga a perguntar: quanto da minha identidade depende do olhar dos outros? E o que, em mim, permanece mesmo quando esse olhar muda?
Os estágios da vida
Uma tradição bem distante oferece outra forma de pensar a passagem dos anos. Na Índia antiga, a vida era dividida idealmente em quatro estágios, os āśramas. Primeiro, o tempo de estudante, dedicado a aprender. Depois, o de chefe de família, voltado ao trabalho, ao casamento, aos filhos, às responsabilidades do mundo. Em seguida, o de quem se retira aos poucos para a floresta, entregando as tarefas à geração seguinte. Por fim, o de renunciante, livre de papéis sociais e voltado inteiramente à busca interior.
O que chama a atenção nesse modelo é que o envelhecer não aparece como declínio, mas como mudança de tarefa. Cada fase prepara a seguinte. E o autoconhecimento mais profundo é reservado justamente para o fim, quando já não é preciso provar nada a ninguém. Não é que os mais velhos percam seu lugar; é que o lugar deles passa a ser outro, mais para dentro.
Não precisamos adotar esse esquema ao pé da letra para aprender com ele. Basta a pergunta que ele deixa: qual é a tarefa da idade que eu tenho agora? E estou vivendo essa tarefa, ou ainda insisto na anterior?
Agostinho mostra que o tempo mora na alma. Cícero, que cada idade tem sua colheita. Simone de Beauvoir, que a velhice nos confronta com um estranho que também somos nós. A tradição indiana, que cada fase da vida tem uma tarefa própria, e que a última delas é voltar-se para dentro.
Juntas, essas vozes sugerem que o tempo não é inimigo do autoconhecimento. É a sua condição. Há coisas sobre nós mesmos que simplesmente não dá para saber aos vinte anos, e outras que talvez só se revelem aos setenta. Conhecer a si mesmo não é uma tarefa que se conclui, é algo que se acompanha, estação por estação.
Talvez a pergunta mais honesta não seja “quantos anos eu tenho?”, mas “o que a idade que eu tenho está me mostrando que antes eu não via?”.

